Detecção de mudanças e modelagem preditiva do uso da terra e cobertura vegetal do Pantanal de Aquidauana, MS
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as mudanças ocorridas no uso da terra e cobertura vegetal entre os anos de 1984, 1993, 2000, 2015, e simular um cenário futuro para o ano de 2050. Os métodos utilizados para simulação do cenário futuro para o ano de 2050 foram os baseados no Processo Analítico Hierárquico (AHP) combinado com o modelo CA Markov (Cadeia de Markov e Autômatos Celulares). O modelo elaborado para o ano de 2050 apresentou 4 (quatro) classes que são: 1) Vegetação Nativa, 2) Pastagem Plantada, 3) Solo Exposto e 4) Corpos d’água. A análise multitemporal utilizando os mapas de 1984, 1993, 2000, 2015 e o modelo simulado para 2050 apontou que ao longo dos anos analisados haverá uma tendência de redução de áreas naturais como vegetação natural e de corpos d’água e o aumento das áreas relacionadas às ações antrópicas como pastagem plantada e solo exposto.
Downloads
Copyright (c) 2018 Leandro Félix da Silva, Vitor Matheus Bacani
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.