A didática da geografia escolar: uma reflexão sobre o saber a ser ensinado, o saber ensinado e o saber científico / Didactis of School Geography: a reflection on knowledge to be taught, taught knowledge and scientific knowledge.
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a Didática da Geografia escolar, analisando a necessidade
da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber
ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de
conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos
educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca
da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à
compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um
estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas
teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o
“conhecimento geográfico científico e o “conhecimento geográfico escolar, propostos e
formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa
discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência
se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na
medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
da transposição didática no sentido de facilitar uma conexão entre o saber a ser ensinado, o saber
ensinado e o saber científico. A Geografia escolar tem por função contribuir para a construção de
conhecimentos significativos para a vida das pessoas. As habilidades a serem desenvolvidas nos
educandos, por meio dos conhecimentos geográficos, devem facilitar uma reflexão crítica acerca
da sociedade na qual eles vivem e, principalmente, sobre o espaço que ocupam, visando à
compreensão de como este é (re)organizado cotidianamente. A esse propósito, realizou-se um
estudo bibliográfico acerca das questões relativas à Didática da Geografia escolar, com base nas
teorias sobre os modelos transpositivo e disciplinar, procurando fazer um paralelo entre o
“conhecimento geográfico científico e o “conhecimento geográfico escolar, propostos e
formulados por Yves Chevallard e André Chervel, respectivamente. Dentre os resultados dessa
discussão, verifica-se que o saber a ser ensinado traz em seu bojo a concepção de que a docência
se constrói em uma articulação da competência acadêmica com a competência pedagógica, na
medida em que o saber ensinar exige a compreensão de se saber o que e como ensinar.
Texto completo:
PDFRevista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513
As submissões são recebidas em regime de fluxo contínuo. Informações sobre o modo de submissão e da revista na seção SOBRE.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Indexado em:
Enviar artigo via e-mail