Pesquisa qualitativa no ensino de geografia: discutindo qualidade
Resumo
O presente artigo visa discutir a qualidade da pesquisa qualitativa no ensino de geografia. Para o mesmo, apontamos teoricamente quais seriam os aspectos desta “qualidade”, identificando seu caráter formal e político. Primeiramente, refletimos sobre a falsa dicotomia entre a abordagem quantitativa e qualitativa, compreendendo que ambas são intrínsecas e concomitantes no processo de pesquisa. Posteriormente, debatemos a representatividade da pesquisa qualitativa diante das regras probabilísticas, da concepção positivista da ciência e de suas possibilidades interpretativas através da dialética e da fenomenologia. Do mesmo modo, assinalamos que a qualidade política se vislumbra através do pensamento crítico e reflexivo do pesquisador sobre suas escolhas teórico-metodológicas, sobre aquilo que investiga e produz como resultado final de seus estudos. Ao final, constatamos que a qualidade formal e política da pesquisa qualitativa no ensino da geografia relaciona-se a compreensão epistemológica da ciência geográfica, que consequentemente orienta as intencionalidades filosóficas, ideológicas, os esforços práticos e o olhar do pesquisador sobre as condições sociais que se apresentam o objeto de pesquisaPalavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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