SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO COM AS REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL
Resumo
As ações da pesquisa aqui em evidência, aplicada na abordagem
qualitativa e etnográfica, foram embasadas na Educação Ambiental, na
História Ambiental e nas questões do Patrimônio Histórico Cultural. A
pesquisa foi executada em duas regiões distintas geograficamente,
ambas, regiões urbanizadas e localizadas em áreas de bacias
hidrográficas - Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço
(Distrito de Pirabeiraba) - Joinville (SC). O objetivo visou
promover um estudo envolvendo crianças dessas localidades, de modo a
torná-las ativas no trato com o meio ambiente que as cerca, no
referente às ações de Educação Ambiental e considerando as suas
representações sociais quanto aos conceitos de patrimônio
histórico, cultural e ambiental. Trabalhou-se com seis escolas de ensino
fundamental da rede municipal dos bairros estudados, sendo três escolas
em cada uma das localidades. Para as crianças, aplicou-se um mesmo
questionário no início das atividades da pesquisa e no seu
final, para uma análise comparativa sobre o entendimento das
questões trabalhadas. Realizaram-se palestras com apresentações de
imagens referentes aos assuntos tratados e, para reforço do estudo,
aplicaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos), chamados “jogos ambientais”
e “jogos patrimoniais”. As manifestações das crianças evidenciam os
resultados positivos da pesquisa. O ponto alto desses resultados foi a
montagem de uma vermicomposteira nas escolas, com a participação
das crianças e dos professores, por sugestão das próprias escolas e como
resultado dos jogos aplicados.
Palavras-chave
Educação Ambiental; Patrimônio Histórico Cultural; Representações Sociais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.