SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO COM AS REPRESENTAÇÕES DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, SOCIOCULTURAL E AMBIENTAL

Nelma Baldin, Amanda Carolina de Mello, José Cavalheiro Neto, Joelias dos Santos, Lidio Schiochet Junior, Sabrina De. Pin

Resumo


As ações da pesquisa aqui em evidência, aplicada na abordagem qualitativa e etnográfica, foram embasadas na Educação Ambiental, na História Ambiental e nas questões do Patrimônio Histórico Cultural. A pesquisa foi executada em duas regiões distintas geograficamente, ambas, regiões urbanizadas e localizadas em áreas de bacias hidrográficas -  Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) - Joinville (SC). O objetivo visou promover um estudo envolvendo crianças dessas localidades, de modo a torná-las ativas no trato com o meio ambiente que as cerca, no referente às ações de Educação Ambiental e considerando as suas representações sociais quanto aos conceitos de patrimônio histórico, cultural e ambiental. Trabalhou-se com seis escolas de ensino fundamental da rede municipal dos bairros estudados, sendo três escolas em cada uma das localidades. Para as crianças, aplicou-se um mesmo questionário no início das atividades da pesquisa e no seu final, para uma análise comparativa sobre o entendimento das questões trabalhadas. Realizaram-se palestras com apresentações de imagens referentes aos assuntos tratados e, para reforço do estudo, aplicaram-se jogos (lúdicos e pedagógicos), chamados “jogos ambientais” e “jogos patrimoniais”. As manifestações das crianças evidenciam os resultados positivos da pesquisa. O ponto alto desses resultados foi a montagem de uma vermicomposteira nas escolas, com a participação das crianças e dos professores, por sugestão das próprias escolas e como resultado dos jogos aplicados.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Patrimônio Histórico Cultural; Representações Sociais.

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