MODELOS GEOPOLÍTICOS: UMA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO/Geopolitic Models: a world interpretation
Resumo
As teorias de interpretação da realidade geográfica do mundo contemporâneo, diante de uma perspectiva geopolítica, em sua grande maioria, são restritas a um modelo baseado no regionalismo tradicional francês, em princípio, baseado no quadro teórico interpretativo da escola francesa, no século XIX, nesse sentido, é necessário que a busca intelectual seja feita para superar este paradigma, para a interpretação dos fenômenos geográficos e geopolíticos, em função da nova realidade mundial, na perspectiva dos novos centros de poder. Portanto, a construção ainda em curso de um mundo multipolar rebate na emergência dos novos centros. Na superação desse fato, tem-se as teorias neoeurasianas e meridionalistas, buscou-se compreender essas duas teorias e em seguida uma alternativa ainda inicial proposta pela teórica das escalas geopolíticas geográficas multifunções. Os caminhos trilhados para esse objetivo foram: a organização do pensamento através da metodologia interpretativa das duas teorias, logo depois, uma interpretação de uma nova possibilidade, interpretativa de proposição geopolítica.
Referências
CARVALHO, Gisélia Lima. Região: Evolução de uma categoria de análise de geografia. Boletim de geografia Native of Goiás, n ° 01, p.1 -17, jan. / Jun, 2002.
CASTRO, Iná Elias de Castro. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
DUGIN, Alexander. Continente guerra grande. Lisboa: Antagonista, 2006.
HAESBAERT, Rogério. Regional global: os dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LACOSTE, Yves. A Geografia que serve, primeiro, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1993.
MATOS. Dídimo. Neo-eurasianismo e o redespertar russo. Revista Geopolítica, nº 2, p. 71 - 79, jul. / Dec. 2012.
MATOS. Dídimo. Do coração da Rússia para o mundo. Revista Geopolítica, p. 75. 2012. Disponível em:
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena história critica. São Paulo: Hucitec, 1994.
RT, Mapas: ¿Cómo representan el mundo diferentes países? 2015. Disponível em:
SANTOS, Milton. Técnico, espacial e horário: globalização e um pouco científico técnico - informativo. São Paulo: Hucitec, 1994.
Palavras-chave
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).