PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: contribuições para a Educação Física Escolar
Resumo
PSYCHOLOGY OF EDUCATION: contributions to School Physical Education
PSICOLOGÍA EDUCACIONAL: contribuciones a la Educación Física Escolar
Este estudo aborda atemática Psicologia da Educação com ênfase nas suas contribuições para a Educação Física Escolar. O objetivo foi analisar as percepções dos professores (e dos alunos) de Educação Física sobre a Psicologia da Educação no processo de ensino-aprendizagem. Partiu-se do questionamento se estavam aplicando ou não a Psicologia da Educação, no que se refere aos aspectos motivacionais, sociais, culturais e emocionais, nas aulas de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo. A coleta de dados ocorreu através de observações e entrevistas semiestruturadas, sendo entrevistados dois professores da disciplina de Educação Física de duas escolas públicas, uma municipal “A” e outra estadual “B”, localizadas na sede de Grajaú-MA. A partir da aplicação de questionários aos discentes, sendo 60 alunos da escola “A” e 60 da escola “B”, o resultado obtido desvelou que, entre os fatores que (des) motivam o processo de ensinar e aprender, estão: a formação inicial e continuada na área, a falta de materiais esportivos e de espaço físico, a falta de um currículo, no sentido de ter uma Base Curricular Comum Nacional-BCCN para a Educação Física. Outros fatores podem interferir nesse processo, como a metodologia de ensino, os desejos dos alunos, a relação entre professor/aluno/aluno, as atividades agradáveis que despertem a curiosidade e o desafio. Em geral, constata-se que os professores de Educação Física vêm aplicando a Psicologia da Educação em suas aulas, ora justificada pela formação inicial, ora pela vontade de ensinar.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; Educação Física Escolar; Motivação.
ABSTRACT
This
study addresses the Psychology of Education with emphasis on their
contributions to School Physical Education. The goal was to analyze the
perceptions of teachers (and students) of Physical Education in relation
to Psychology of Education in the teaching-learning process. It broke
out of questioning whether or not they were applying the Psychology of
Education, as regards the motivational, social, cultural, and emotional
aspects, in Physical Education classes. A qualitative field survey was
conducted. The data collection took place through observations and
interstructured interviews, two teachers of the physical education
discipline of two public schools, a municipal "A" and another state "B",
located at the headquarters of Grajaú-MA. From the application of
questionnaires to the descents, being 60 students from school “A” and 60
from school “B”, the result obtained has unveiled that, among the
factors that (des)motivate the process of teaching and learning, are:
the initial and continuing formation in the area, the lack of sporting
materials and Physical space, lack of a curriculum in order to have a
common national curriculum Base-BCCN for physical education. Other
factors may interfere in this process, such as the teaching methodology,
the pupils ' desires, the relationship between teacher/pupil/pupil, the
pleasant activities that awaken curiosity and the challenge. In
general, it is noted that the teachers of physical education have been
applying the psychology of education in their lessons, now justified by
the initial formation, now by the willingness to teach.
Keywords: Psychology of Education; School Physical Education; Encouragement.
RESUMEN
Este
estudio aborda la Psicología a temáticos de la Educación con énfasis en
sus contribuciones a la Educación Física de la escuela. El objetivo fue
analizar las percepciones de los docentes (y estudiantes) de la
Educación Física sobre la Psicología de la educación en el proceso de
enseñanza-aprendizaje. Se rompió del cuestionamiento de se estaban o no
aplicando la Psicología Educación, en lo que se respecta a los aspectos
motivacionales, sociales, culturales y emocionales, en las clases de
Educación Física. Se realizó una encuesta de campo cualitativo. La
recolección de datos tuvo lugar a través de observaciones y entrevistas
intestructurada, dos profesores de la disciplina de Educación Física de
dos escuelas públicas, una “A” municipal y otra estado “B”, ubicado en
la sede de Grajaú-MA. Desde la aplicación de cuestionarios a los
descensos, siendo 60 estudiantes de la escuela "A" y 60 de la escuela
"B", el resultado obtenido ha dado a conocer que, entre los factores que
(des) motivan el proceso de enseñanza y aprendizaje, son: la formación
inicial y continua en la zona, la falta de materiales deportivos y El
espacio físico, la falta de un currículo, con el fin de tener un
currículo nacional común BCCN para la educación física. Otros factores
pueden interferir en este proceso, como la metodología de enseñanza, los
deseos de los alumnos, la relación entre el maestro/alumno/alumno, las
actividades placenteras que despiertan la curiosidad y el reto. En
general, se observa que los profesores de educación física han estado
aplicando la psicología de la educación en sus lecciones, ahora
justificadas por la formación inicial, ahora por la voluntad de enseñar.
Palabras clave: Psicología Educacional; Educación Física Escolar; Motivación.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p83-108
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |