O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar
Resumo
A Geografia, na Educação Básica, deveria permitir e possibilitar aos educandos uma apreensão crítica da realidade, pois os mesmos devem se colocar de forma propositiva diante dos problemas enfrentados. Neste sentido, o presente estudo visa analisar as condições em que ocorre a formação do professor de Geografia, através das práticas docentes vivenciadas na Educação Básica. E compreender de que forma ela interfere na construção e (re) construção da Geografia escolar, verificando-se a relação entre formação inicial do professor e qualidade do ensino ministrado em duas escolas em que atuamos: Dáulia Bringel e Edite Alcântara Mota. Para tanto, os fundamentos teórico-metodológicos desta pesquisa se apóiam em trabalhos de estudiosos como Cavalcanti, Kaercher, Callai, Pontuschka, Seabra de Lima e Resende. A metodologia operacional utilizada destaca-se na aplicação de questionários, entrevistas. Também na efetivação de observações dos ambientes escolares. Foi realizado o confronto entre o material coletado nos trabalhos de campo e as anotações do trabalho de interpretação do material bibliográfico de apoio que fundamenta o presente estudo. Dessa forma elaboramos um diagnóstico das possíveis causas que justificam a falta de interesse dos alunos pelas aulas de Geografia. Ao final, apresentamos um encaminhamento metodológico, com contribuições a melhoria do processo ensino-aprendizagem desta disciplina.
Palavras-chave
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