TURISMO, PRODUÇÃO E CONSUMO DO ESPAÇO LITORÂNEO
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise da relação entre o
turismo e os processos de produção e consumo do espaço litorâneo. Espaço
de valorização moderna, o litoral se destaca como lócus de atividades
que superam os tradicionais usos vinculados à pesca e aos portos. No
seio dessa nova dinâmica que se desenvolve nos espaços litorâneos, o
turismo se manifesta como uma das principais atividades movendo grande
volume de capitais e promovendo profundas mudanças socioespaciais. No
Brasil, o litoral é eleito como espaço prioritário para o
desenvolvimento da atividade a partir das políticas públicas a ela
destinadas. Partimos da teoria espacial de Henri Lefebvre para elucidar a
compreensão do conceito de produção do espaço, conceito este que rompe
com a noção de espaço como algo estático, imutável, palco da sociedade.
Após esta aproximação teórica, situamos o turismo na produção do espaço,
enquanto atividade ligada à ideia moderna de busca pelo novo, de
importância crescente na economia capitalista. Em seguida, apresentamos
essa relação íntima entre turismo e espaço litorâneo no Brasil,
analisando a dinâmica de consumo do espaço litorâneo. A partir da
exposição, temos o intuito de contribuir com futuras pesquisas sobre a
Geografia do turismo e do litoral.