Ensinando geografia para alunos surdos e ouvintes: algumas adaptações na prática pedagógica
Resumo
Este estudo engloba as principais características sobre a educação inclusiva do aluno surdo nas salas de aulas, bem como os resultados coletados durante o processo da confecção da dissertação sobre este tema. São várias as reflexões que se apresentam no transcorrer deste trabalho. A expectativa é que os pensamentos aqui mencionados sejam de fácil compreensão para o leitor e que consigam despertar a consciência e o senso crítico com referência à situação do modelo de inclusão de alunos surdos nas escolas públicas do Brasil. Considera-se educação inclusiva o método de inclusão de distúrbios de aprendizagem na rede básica de ensino. Essa discussão é direcionada para a variedade de implicações sobre o ensino de Geografia para os alunos surdos, visto que o ensino para alunos surdos deve ser visto com muita atenção, já que as propostas pedagógicas direcionadas para o indivíduo surdo têm como finalidade possibilitar o crescimento total de suas capacidades, porém, o que se percebe é que não é isso que ocorre nas salas de aulas. O objetivo geral deste estudo é o de aplicar várias metodologias para o ensino de Geografia em salas de aulas com alunos surdos e ouvintes, com o objetivo de averiguar a validade de cada uma das possibilidades pedagógicas aplicadas, ou seja, se é possível seu aproveitamento em sala de aula com os dois grupos de alunos.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2018 Terr@ Plural
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista Terr@ Plural - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Fone: +55 (42) - 3220 - 3155
E-mail: terraplural@uepg.br