A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Resumo
A discussão sobre a formação inicial e saberes docentes têm se
tornado objetos de reflexões por parte das produções textuais e também
de políticas públicas nas últimas décadas. Mediante a isso, o presente
trabalho tem como objetivo compreender a relação entre os conhecimentos
da Geografia escolar e os conhecimentos da Geografia acadêmica e suas
influências na formação do professor. Utilizamos como abordagem
metodológica para a realização do trabalho, a pesquisa qualitativa
baseada na história de vida, nas entrevistas e observações dos sujeitos.
Ouvir esses professores e observar suas práticas é oportunizar que os
mesmos participem da pesquisa como sujeitos centrais, possibilitando que
reflitam sobre suas ações nas aulas de Geografia. A pesquisa faz parte
da dissertação de mestrado que se encontra em andamento, mas já
apresenta algumas considerações a respeito do tema.
Palavras-chave
Formação docente; Geografia acadêmica; Geografia escolar
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br