INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA

  • Daniel Henrique Cândido Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos
  • Lucí Hidalgo Nunes Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Chuvas orográficas, Relevo, Orografia, Precipitação, Clima.

Resumo

A presente pesquisa aborda a relação entre precipitação e altimetria na área situada entre o Vale do Rio Tietê (Depressão do Médio Tietê) e a Serra da Mantiqueira (Planalto de Serra Negra/Lindóia), no estado de São Paulo. A análise foi realizada por meio da elaboração de um Modelo Digital de (MDT), produzido utilizando-se o software Surfer, interpolando dados referentes à altitude e pluviosidade. Os mapas e os dados avaliados revelam a influência da orografia na intensificação da pluviometria do local em questão, mais marcadamente nos períodos mais chuvosos.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Henrique Cândido, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Laboratório de Estudos Climáticos
Doutorando do Departamento de Geografia da Unicampe e membro do Laboratório de Estudos Climáticos do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAP-LECLIG).
Lucí Hidalgo Nunes, Universidade Estadual de Campinas
Docente do Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e responsável e coordenadora do LECLIG.
Publicado
2008-04-30
Como Citar
Cândido, D., & Nunes, L. (2008). INFLUÊNCIA DA OROGRAFIA NA PRECIPITAÇÃO DA ÁREA ENTRE O VALE DO RIO TIETÊ E A SERRA DA MANTIQUEIRA. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (24), 08-27. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74094
Seção
Artigos