QUANDO O PARQUE (AINDA) NÃO É NOSSO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERTENCIMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO PARQUE SUCUPIRA, PLANALTINA (DF)
Resumo
O presente estudo parte da premissa teórica das macrotendências
político-ideológicas da Educação Ambiental como referências
estruturantes para analisar os sentidos presentes nas práticas de
Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do Parque Sucupira, situado
em Planaltina (DF). A pesquisa constatou a presença de elementos
próprios da macrotendência conservacionista, mas também evidenciou haver
uma tônica na abordagem crítica da Educação Ambiental, na medida em que
se constatou uma regularidade marcante na perspectiva do
desenvolvimento do senso de pertencimento social da comunidade de
Planaltina acerca dessa área natural protegida. Uma interpretação
possível para esse fenômeno é o fato desta Unidade de Conservação ter
sido oficialmente criada há mais de quinze anos, mas na prática não ter
sido minimamente institucionalizada pelo poder público responsável por
sua gestão.
Palavras-chave
educação ambiental, plano de manejo, unidade de conservação, pertencimento, participação
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