ANÁLISE DA VARIABILIDADE TÉRMICA DA CIDADE DE PARANAGUÁ-PR PARA APLICAÇÃO EM ESTUDOS SOBRE A PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

João André Martinson Salesbram, Wilson Flávio Feltrim Roseghini

Resumo


Previsões do IPCC (2013) apontam para um aumento na temperatura média global até o final do presente século entre 1,8°C e 4,0°C, acarretando em desastres naturais, e também de epidemias, como a dengue, principalmente nas zonas tropicais do planeta. Deste modo, o presente artigo tem por objetivo analisar a variabilidade da temperatura na cidade de Paranaguá/PR, visando a aplicação em futuros estudos sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A cidade passou a apresentar epidemias de dengue em períodos recentes, motivando assim a investigação, no sentido de verificar se houveram alterações térmicas que pudessem favorecer o vetor da doença. Foram analisados dados decadais, anuais e mensais de temperatura da estação meteorológica do INMET em Paranaguá e correlacionados com o Índice de Oscilação Sul e o Índice de Temperatura da Superfície do Mar no Atlântico Sul. As analises demonstraram uma alta correlação através de diferentes métodos estatísticos. Também foi detectado um aumento de 0,8°C na temperatura média no período analisado, o que não significa afirmar que este é o único motivo, em especial da grande epidemia ocorrida entre 2014/2015 na cidade de Paranaguá/PR, necessitando de novos estudos que visem a inclusão de outros parâmetros a serem analisados.

Palavras-chave


Clima,Epidemia,Dengue,Variabilidade,Paranaguá

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2019.40958



Direitos autorais 2019 João André Martinson Salesbram, Wilson Flávio Feltrim Roseghini

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj

Licença Creative Commons