A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
É imprescindível para a formação contínua dos professores de
geografia, uma profunda reflexão a respeito da geografia contemporânea e
os seus novos desafios. Esse exercício reflexível serve e contribui na
formação dos alunos em pessoas participativas e críticas da sua
realidade. Sabendo do papel da didática e seus recursos, utilizou-se
desse conhecimento para propor um exercício didático e lúdico no ensino
de geografia, facilitando, assim, aos alunos a apropriação de conteúdo,
associando-os à responsabilidade social que cada indivíduo terá no viver
em sociedade. O presente trabalho relata a construção supervisionada de
maquetes realizada durante uma aula sobre a temática do efeito estufa
juntamente com os alunos do 9º ano no Colégio Lima Silva em Fortaleza,
Ceará. As maquetes foram apresentadas em uma feira de ciências realizada
na escola e houveram muitos elogios dos espectadores. Com esse estudo
foi possível concluir que a construção da maquete permite ao aluno
relacionar o conteúdo dado em sala de aula a algo palpável do seu
cotidiano, despertando um maior interesse por parte dos mesmos na
disciplina de Geografia.
Palavras-chave
Exercício lúdico; Formação contínua; Geografia contemporânea; Responsabilidade social
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Revista Equador, ISSN 2317-3491, Universidade Federal do Piauí.