ESTUDO DOS DESLOCAMENTOS URBANOS DE COARI, ITACOATIARA E PARINTINS E POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA TOPOGRAFIA NA DIVISÃO MODAL / STUDY OF URBAN DISPLACEMENT OF THE CITIES COARI, ITACOATIARA AND PARINTINS AND POSSIBLE INFLUENCES OF THE TOPOGRAPHY IN THE MODAL SPLIT
Resumo
O presente estudo tem como objetivo estudar os deslocamentos urbanos em cidade do interior do Amazonas, bem como entender as semelhanças e diferenças dos deslocamentos urbanos e identificar a influência da topografia para com o uso dos modais. Para isso foram escolhidas três cidades: Coari, Itacoatiara e Parintins. Como hipótese, partiu-se da idéia que em cidades com topografia mais acidentada (Coari) o uso dos modais não motorizados devem ser menor que em cidades com uma topografia mais plana (Itacoatiara e Parintins). Para obtenção dos resultados realizou-se trabalhos de campo durante duas semanas em cada cidade. Contabilizou-se cinco formas de deslocamentos: carro; motocicleta; moto táxi; modo a pé e bicicleta. Os dados demonstram um maior uso da motocicleta em todas as cidades pesquisadas. O carro possui maior percentagem de uso nas cidades de Itacoatiara e Parintins. O modo a pé não apresentou variação significativa entre as cidades. No caso da bicicleta verificou-se um menor uso em Coari. Portanto, conclui-se que a hipótese inicial do projeto foi, em parte, confirmada, e que além da topografia, o fator econômico e a política nacional têm modificado as estratégias da população no que se refere à escolha do modal para os deslocamentos urbanos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.24891
Direitos autorais 2018

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj




Enviar artigo via e-mail