EVENTOS EXTREMOS PLUVIAIS EM JABOATÃO DOS GUARARAPES: CLIMATOLOGIA E ESTUDO DE CASO
Resumo
O município de Jaboatão dos Guararapes possui um sitio urbano bastante propício para a ocorrência de desastres naturais com áreas de morro bastante adensadas, assim como as planícies fluviais, ambas ocupadas de maneira irregular. O objetivo deste artigo é analisar a variabilidade da precipitação pluviométrica, com foco nos episódios extremos (positivos) e a sua repercussão na sociedade através da ocorrência de enchentes e/ou inundações, em especial no evento de junho de 2005. Foi realizada a climatologia dos eventos extemos pluviais, análise rítmica climatológica, imagens do satélite GOES e informações da Defesa Civil e de veículos de comunicação para fazer a análise do caso de junho de 2005. Nesse sentido, a técnica dos quantis utilizada para a climatologia dos eventos pluviométricos possibilitou categorizar quantitativamente os volumes de chuva mensal e diário classificados como muito chuvosos e extremamente chuvosos. A distribuição sazonal do número de eventos extremos ao longo do ano, para as categorias muito seco e muito chuvoso não apresentam variação significativa. Ao analisar o caso de junho de 2005 ficou evidente que há comportamento quase constante dos elementos climáticos, com exceção da precipitação. A arritmia foi produzida por um DOL organizado que conseguiu enfraquecer a camada de inversão dos alísios.
Downloads
Copyright (c) 2016 Ranyere Silva Nobrega, Rafhael Fhelipe de Lima Farias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).