CONFLUÊNCIA POLÍTICA, RELIGIOSA E MIDIÁTICA: OS LAÇOS DAS REDES PAULISTAS DE TELEVISÃO CATÓLICA NO CONGRESSO NACIONAL
Resumo
O presente artigo analisa o apoio político mútuo decorrido entre
parlamentares e representantes das quatro maiores redes de televisão
católicas brasileiras: TV Aparecida, Canção Nova, Rede Vida e TV Século
XXI. Aponta-se a atuação de atores sociais em prol de tais canais
televisivos e, igualmente, o apoio político-eleitoral que eles recebem
dessas redes. O fomento e patrocínio institucional para a criação de
tais canais faz parte, sobretudo da estratégia católica de atuar em
contrapartida ao relevante avanço das denominações evangélicas e
conjuntamente dar suporte ao seu principal movimento, a Renovação
Carismática Católica (RCC). A este contexto estão diretamente
relacionadas à eleição de parlamentares no Congresso Nacional com
ostensiva identidade católica, ligados sobremaneira à RCC. A partir de
pesquisa de campo e sistemática consulta bibliográfica destacam-se,
alianças entre políticos e clérigos católicos, concessão e outorga de
emissoras de TV por parte do governo federal e processos eleitorais. Tal
conjunto de fatores resulta em que tais veículos comunicativos exerçam
papel significativo no mercado religioso brasileiro, contribuindo para
que a contínua evasão católica não fosse ainda maior.
Palavras-chave
Religião; RCC; política; emissoras católicas de televisão
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2017.46720
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