A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MEIO ÀS RELAÇÕES ENTRE O RURAL E O URBANO NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS, TERESÓPOLIS-RJ / ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE RELATIONSHIPS BETWEEN RURAL AND URBAN PEOPLE ON THE NEARSIDE OF THE THREE PEAKS STATE PARK..
Resumo
A pesquisa foi realizada no município de Teresópolis-RJ, junto às
comunidades de Canoas, Prata dos Aredes e Varginha, situadas no entorno
do Parque Estadual dos Três Picos - PETP, maior unidade de conservação
administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea. O objetivo
principal foi analisar, sob a perspectiva dos diferentes atores locais,
as transformações socioculturais e espaciais que ocorrem na localidade a
partir da chegada dos moradores de origem urbana, confrontando as
diferentes visões de mundo e explicitando os desafios colocados ao
trabalho de educação ambiental junto a essas comunidades. O estudo das
interações entre as pessoas de origem rural e urbana deixa clara a
importância da educação ambiental, operada pela via dialógica, para a
superação das diferenças e para a viabilização de um modelo de
desenvolvimento local que atenda às necessidades da população local e
aos objetivos de conservação dos recursos naturais propostos pelo PETP.
Para a realização da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa e
utilizados métodos da observação participante, entrevistas não
estruturadas e semi-estruturadas, buscando ressaltar nos depoimentos dos
diferentes moradores suas percepções acerca das transformações no
espaço rural observadas nas últimas décadas, bem como do papel das
instituições locais na promoção do desenvolvimento socioambiental das
comunidades estudadas.