Resorts no nordeste brasileiro: da inserção ao discurso empresarial verde no Porto das Dunas, Aquiraz, CE

  • Frederico Nascimento Rodrigues UFC
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas Universidade Federal do Ceará

Resumo

O artigo faz análise do turismo litorâneo em Porto das Dunas, Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza/CE. O objetivo é discutir a inserção dos resorts e apresentar ações eco-sustentáveis. Realizou-se estudo bibliográfico, atividades de campo e mapeamentos. As ações eco-sustentáveis iniciam-se não por uma tomada de consciência ambiental, mas por uma racionalidade econômica, seguida da sensibilidade ambiental. Os resorts adotam o discurso verde, todo lixo é reaproveitado, restos de boias aquáticas transformadas em sandálias pela empresa Melissa, garrafas PET transformados em materiais hidráulicos, restos de alimentos viram adubo, efluentes são tratados e reutilizados. Cria-se um discurso sustentável que é o marketing turístico do século XXI, no entanto, amenizam-se os impactos. As empresas passam por fase de transmutação deixam de ser potenciais poluidoras e tornam-se “amigas do verde”.

Biografia dos Autores

Frederico Nascimento Rodrigues, UFC
Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - Laboratório de Planejamento Urbano e Regional, LAPUR.
Eustógio Wanderley Correia Dantas, Universidade Federal do Ceará
Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
08/08/2017
Como Citar
RODRIGUES, Frederico Nascimento; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia. Resorts no nordeste brasileiro: da inserção ao discurso empresarial verde no Porto das Dunas, Aquiraz, CE. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 2 - 20, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/548>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

espaço; turismo; litoral; eco-sustentável.