Resorts no nordeste brasileiro: da inserção ao discurso empresarial verde no Porto das Dunas, Aquiraz, CE
Resumo
O artigo faz análise do turismo litorâneo em Porto das Dunas, Aquiraz, município da Região Metropolitana de Fortaleza/CE. O objetivo é discutir a inserção dos resorts e apresentar ações eco-sustentáveis. Realizou-se estudo bibliográfico, atividades de campo e mapeamentos. As ações eco-sustentáveis iniciam-se não por uma tomada de consciência ambiental, mas por uma racionalidade econômica, seguida da sensibilidade ambiental. Os resorts adotam o discurso verde, todo lixo é reaproveitado, restos de boias aquáticas transformadas em sandálias pela empresa Melissa, garrafas PET transformados em materiais hidráulicos, restos de alimentos viram adubo, efluentes são tratados e reutilizados. Cria-se um discurso sustentável que é o marketing turístico do século XXI, no entanto, amenizam-se os impactos. As empresas passam por fase de transmutação deixam de ser potenciais poluidoras e tornam-se “amigas do verde”.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).