Códigos culturais nas religiões afro-brasileiras e de origem africana: percepções geográficas

  • Taiane Flôres do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A Geografia Cultural é uma das tendências dentro da ciência geográfica que estuda as diferentes formas de espacialização construídas pelo homem. Seu enfoque está na descrição e análise dos códigos culturais materiais e imateriais, ou seja, de como as formas de linguagem, religião, artes, crenças e outros fenômenos culturais se transformam ou permanecem constantes em determinado espaço. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é ressaltar os códigos culturais mais visíveis dentro das manifestações de religiões afros, onde as mesmas indicam a arte de expressão dentro do código cultural religião. As manifestações tanto culturais quanto políticas, estão ganhando força e novas espacialidades vem se formando diante de inúmeras apresentações das religiões como forma de dinamização da cultura no espaço, o que justifica a relevância desta pesquisa.

Biografia do Autor

Taiane Flôres do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada Bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atua principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, espacialidades urbanas e pluralidades culturais. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas com a temática das Geografias Feministas e Queer, juntamente com as religiões afro-brasileiras e de origem africana. É integrante do Laboratório de Espacialidades Urbanas/LABEU do departamento de Geociências da UFSM.

Publicado
08/08/2017
Como Citar
DO NASCIMENTO, Taiane Flôres. Códigos culturais nas religiões afro-brasileiras e de origem africana: percepções geográficas. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 41 - 50, ago. 2017. ISSN 2178-0463. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/568>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Seção
ARTIGOS

Palavras-chave

Gênero; Religião; Geografia