Geografia e literatura de cordel: trilhando práticas e possibilidades em sala de aula / GEOGRAPHY AND LITERATURE DE CORDEL: TREADING PRACTICES AND OPPORTUNITIES IN THE CLASSROOM
Resumo
Geografia e Literatura de Cordel: trilhando práticas e
possibilidades em sala de aula é uma proposta de trabalho que resultou
de uma pesquisa realizada durante a formação acadêmica em Geografia, mas
germinada ainda na infância. A pesquisa envereda pelos folhetos, que
retratam e edificam a historicidade de nossa região, lida, discutida,
sentida, compreendida e revelada num universo simples, criativo e sem
véu. Mergulhar nesse universo cordelista, é interpretar as formas de
falar as lágrimas de um povo, povo do qual fazemos parte. Apesar da
Literatura de Cordel nos últimos anos, ser um tema bastante estudado e
discutido no meio acadêmico, com teses defendidas em diferentes áreas,
pouco aparece nos trabalhos de Geografia. Não sabemos por qual motivo,
apenas procuramos estabelecer um elo entre o cordel e a prática
pedagógica em geografia, e os dois nos apontam que esse relacionamento
profícuo. Para a construção desse artigo, nos detemos as questões que
fomentam a compreensão da origem da literatura de cordel e seu conceito,
em seguida identificamos os elos entre diferentes cordéis e o trabalho
em sala de aula; seus encantos, suas abordagens, suas múltiplas
possibilidades de gerar a utilização de outros recursos, etc.
PALAVRAS CHAVES: Literatura de Cordel, Geografia, Região, Nordeste
PALAVRAS CHAVES: Literatura de Cordel, Geografia, Região, Nordeste
Enviar artigo via e-mail