A Política de Turismo no Ceará e a Capacitação Profissional
Palavras-chave:
Capacitação, hospitalidade,
planejamento, política pública, turistificação
Resumo
O desenvolvim en to e a diversificação do turismo no Ceará assumem a feição de uma política pública, devido razões que socialm en te justificam a ação governam en tal numa perspectiva estratégica e estruturante para criar condições de produção de territórios turísticos, apoiando-se em ações destinadas à segm en tação econômica e à desconcentração espacial de seus produtos turísticos. O PRODETUR-CE e o PAT, cauda tários das orientações do PRODETUR IS , constituem dois programas operadores do plane jam ento de longo prazo da SETUR-CE, calcado numa concepção da produção social da atratividade turística. Tendo em vista que aqueles territórios impactados constituem frentes pioneiras da parcial m odernização econômica e cultural, e considerando as especificidades sócio-culturais da população cearense, os padrões de qualidade exigidos pelos serviços turísticos sofrem constrangimentos, daí que esse trabalho produziu um quadro de referências visando subsidiar a compreensão de problemas, que devido àquelas especificidades, dificultam uma adequada qualificação das pessoas, necessária, contudo, aos níveis de excelência, requeridos para a consolidação do turismo no CearáDownloads
Publicado
2003-12-17
Como Citar
Benevides, I. (2003). A Política de Turismo no Ceará e a Capacitação Profissional. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (14), 31-44. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123818
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Ireleno Porto Benevides
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.