GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.
Referências
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC), 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
Copyright (c) 2017 Revista Tocantinense de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.