SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS ÚMIDAS NO BRASIL E NO MUNDO: PANORAMA ATUAL E IMPORTÂNCIA DE CRITÉRIOS HIDROGEOMORFOLÓGICOS / WETLANDS CLASSIFICATION SYSTEMS IN BRAZIL AND THE WORLD: CURRENT OVERVIEW AND THE IMPORTANCE OF HYDROGEOMORPHOLOGICAL PARAMETERS
Resumo
As Áreas Úmidas (AUs) desempenham inúmeras funções ambientais, que se traduzem na sua própria variedade tipológica. Os sistemas de classificação das AUs são fundamentais para a sua proteção e gestão, pois permitem categorizá-las, compará-las, além de prover uniformidade conceitual e terminológica. Nesse contexto, foi feita uma sistematização dos principais sistemas de classificação de AUs atualmente existentes na literatura internacional e nacional, bem como uma avaliação da importância do uso de parâmetros hidrogeomorfológicos (HGM) para a classificação de AUs no contexto nacional. O uso de critérios HGM pode contribuir com a classificação de AUs brasileiras, visto que tais critérios são essenciais para situar e diferenciar os tipos de AUs na paisagem, compreender seus processos de funcionamento e manutenção hidrológica, suas interações com os sistemas geomorfológicos adjacentes e suas diversas funções ambientais desempenhadas no ambiente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.34519
Direitos autorais 2018

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj




Enviar artigo via e-mail