Brincando com a cartografia: mapeando a cidade
Resumo
Este trabalho apresenta as experiências de um estágio/pesquisa realizado na E.E.I.E. Nair Guerra Magalhães Guerra localizada no município de Caucaia, aproximadamente a 15km de Fortaleza. Na disciplina de geografia o foco das atividades foi sobre a temática cartografia. O intuito foi desenvolver a alfabetização cartográfica usando uma abordagem lúdica, ou seja, usando brincadeiras e jogos. Ao mesmo tempo usávamos o espaço da cidade dos alunos como ponto de partida das atividades. Procurou-se trabalhar com os alunos as noções projetivas, euclidianas, lateralidade, reversibilidade, compreensão de legendas e escala. Durante o estágio/pesquisa realizamos aplicação de questionários com professores, pais e funcionários sobre conhecimentos básicos da cartografia. A partir da metodologia lúdica, foi possível estimular os alunos a mergulharem na temática cartografia a consequência disso foi o despertar da curiosidade dos discentes pelos espaços da cidade em que eles vivem. A geografia assim passa de uma matéria chata, simplória e enfadonha para uma disciplina instigante e apaixonante.
Palavras-chave: geografia; cartografia; ensino.
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