CARACTERIZAÇÃO DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ, RS
Resumo
Este trabalho teve por objetivo geral a caracterização da precipitação pluviométrica na bacia hidrográfica do Rio Ibicuí, Rio Grande do Sul. Para a escolha dos anos-padrões e ano habitual, utilizou-se os dados de precipitação referentes aos anos de 1980 a 2009, perfazendo um total de 30 anos, das redes de estações meteorológicas da FEPAGRO e também do INMET. Após a aquisição dos dados, criou-se uma tabela no software Surfer 10.0 onde foi possível a criação das isolinhas de precipitação através do método de krigagem. Em seguida, exportou-se as isolinhas para o formato shapefile, onde através do software ArcGIS 10.2 foram criados o banco de dados e o mapeamento da precipitação pluviométrica. Desta forma concluiu-se que o ano-padrão habitual foi 2007, com precipitação total anual variando entre 1200 mm a 1800 mm, o ano-padrão mais chuvoso foi 2002 com precipitação anual superior a 3200 mm e como ano-padrão menos chuvoso destacou-se o ano de 2004, como sendo um ano com totais pluviométricos bem abaixo dos valores habituais, com valores anuais inferiores a 1200 mm.
Downloads
Copyright (c) 2015 João Paulo Delapasse Simioni, Franciele Francisca Marmentini Rovani, Amanda Comassetto Iensse, Cássio Arthur Wollmann
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).