A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044
Resumo
Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras
infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se
refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos
teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de
campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva
Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento
de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe
pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do
gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical
entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o
entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às
brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.
Palavras-chave
Gênero, Brincadeira Infantil, Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Perspectiva Pós-Estruturalista
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Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - UEPG
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