A Questão do Gênero nas Brincadeiras Infantis: um Estudo de Caso. DOI: 10.5212/Rlagg.v.4.i1.3044

Ednélia Francisco dos Santos, Eliane Rose Maio Braga

Resumo


Este texto tem por objetivo analisar de que forma as brincadeiras infantis podem estruturar os papéis socialmente definidos no que se refere à noção de gênero dentro do contexto escolar. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste trabalho recobrem a pesquisa de campo subsidiada pela Teoria Histórico-Cultural e pela Perspectiva Pós-Estruturalista. Entre os resultados obtidos, destaca-se o pensamento de alguns sujeitos da pesquisa, a saber, professoras e equipe pedagógica de uma Instituição de Educação Infantil, a respeito do gênero, ora como sinônimo de sexo, ora como classificação gramatical entre feminino e masculino. Por outro lado, destaca-se, também, o entendimento de gênero enquanto uma construção social. Quanto às brincadeiras, não houve consenso entre as entrevistadas.

Palavras-chave


Gênero, Brincadeira Infantil, Formação de Professores, Teoria Histórico-Cultural, Perspectiva Pós-Estruturalista

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