A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NO TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO/MS: o caso da Escola Municipal Rural São Joaquim
Resumo
A questão agrária no Brasil é tema importante, sobretudo pela
forma de apropriação privada da terra, sua posse e seu uso, além das
ações de movimentos sociais ao levantar o problema da concentração
fundiária e pela atuação do capital do campo, via territorialização dos
monopólios (OLIVEIRA, 1991). Nesse sentido, neste trabalho, faz-se
necessário entender as consequências da territorialização das indústrias
de celulose e de papel no Território Rural do Bolsão4 para a vida das
famílias assentadas em projetos de reforma agrária5, uma vez que se
encontram diretamente influenciados pela expansão territorial do capital
no campo, seja pelos plantios de eucalipto no entorno dos
assentamentos, pelos empregos oferecidos aos camponeses ou pela
influência na escola do campo. Nesse sentido, como recorte empírico, é
relevante entender, no município de Selvíria (MS), no Projeto de
Assentamento São Joaquim, a construção da escola do campo, sobretudo
pela participação popular.
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