As concepções de currículo e suas implicações no discurso geográfico
Resumo
O currículo se configura como um dos mais importantes campos de
estudo no âmbito educacional. Para além de uma mera seleção de
conteúdos, ele se constitui num elemento que impacta o próprio
funcionamento da escola, tendo em vista o seu caráter político e
pedagógico. Desta forma, este artigo se propõe a discutir, por meio de
um estudo bibliográfico, a interface currículo/ensino de Geografia, a
partir da análise das diferentes concepções que embasam a teoria do
currículo, conforme Costa (1999), Goodson (2008) e Silva (2010), bem
como suas implicações na sala de aula de Geografia. Para tanto,
revisitamos as principais correntes de pensamento da Geografia, mediante
as contribuições de Martins (2011), Oliveira (1994) e Tonini (2006),
relacionando-as com o fazer pedagógico dos professores dessa disciplina,
e também com a proposta curricular contida nos Parâmetros Curriculares
Nacionais.
Palavras-chave
Curriculo; Ensino; Geografia.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n2p247
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Geografia (Londrina)
ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
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