O TRABALHO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Mario Bertoldo
Palavras-chave: Trabalho de Campo em Geografia, Geografia na Educação básica, Ensino de Geografia,

Resumo

A metodologia de ensino baseada no Trabalho de Campo destaca-se como um recurso eficiente para dinamizar a prática curricular dos conteúdos trabalhados pela Geografia e é de grande valor para a análise e compreensão do espaço geográfico, estreitando as relações entre a teoria e a prática. Este artigo objetivou investigar a importância da aula de campo como metodologia didática para facilitar o entendimento dos conteúdos geográficos escolares. O objeto de estudo foi uma turma do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Ivone Soares Castanharo, no município de Campo Mourão, Paraná, e a extensão da pesquisa partiu de roteiros dirigidos no Parque Gralha Azul, na mesma cidade. As pesquisas teóricas tiveram como base os conteúdos presentes no livro didático relativos à paisagem geográfica, e as práticas de campo contaram com uso do método indutivo de observação, análise e correlação, com o objetivo de assimilar e obter novas informações geográficas. As pesquisas em referencias clássicas e contemporâneas e as experiências obtidas na implementação das aulas de campo, confirmaram a hipótese de que os conhecimentos geográficos, quando experimentados por projetos de pesquisa e respaldados por práticas curriculares que imprimem ações às aulas, tornam a aprendizagem prazerosa e significante.

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Biografia do Autor

Mario Bertoldo
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, atuando em Campo Mourão (PR).
Publicado
2019-05-31
Seção
Artigos