Particularidades do mercado interno de bovinos no Brasil: estudo de caso sobre o problema da barganha nas feiras de animais do interior de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p239Palavras-chave:
Barganha, Agronegócio, Comércio, Feiras, AlagoasResumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre os efeitos da barganha em mercados agropecuários, mais especificamente o mercado bovino, a partir de um método de análise teórico e empírico. Utilizando-se de dados primários e secundário, e das teorias dos jogos cooperativos, por meio da solução de Nash e o teorema de Rubinstein, para assim evidenciar a desigualdade, que pode ocorrer nas negociações em feiras agropecuárias. Os resultados mostram uma desigualdade entre os possíveis preços entre comprador e vendedor, como também o trabalho diagnosticou, por meio das teorias, que para adequação do preço correspondente com uma situação de igualde no poder de barganha seria necessário uma virtual flexibilização do ponto de desacordo do comprador, portanto em comparação com o modelo da solução de Nash haveria uma diferença no poder de barganha desfavorável ao vendedor. Os resultados mostram também uma diferença na paciência do vendedor logo confirmando também a existência de desvantagem para o vendedor durante as comercializações pelo modelo de Rubinstein.
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