A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O DEBATE DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
Este artigo visa debater a relevância da Pedagogia da Alternância
no processo educativo e na consolidação da educação no/do campo. A
reflexão se dá em torno da alternância realizada por meio das Escolas
Família Agrícola (EFAs) e pensa o campo a partir dos camponeses e de uma
escola que responda aos seus interesses e ao mesmo tempo possibilita
uma formação implicada com a sua realidade, qualificação técnica para
viabilizar o fortalecimento da agricultura camponesa e criação de
alternativas de resistência e permanência nesse espaço. A educação na
pedagogia da alternância possibilita aos educandos períodos alternados.
Eles permanecem de uma ou duas semanas na escola; um tempo maior, na
família e na comunidade. Essa dinâmica busca estabelecer o diálogo entre
a teoria e a prática para dar vida às experiências do cotidiano e das
lutas dos trabalhadores por terra, por políticas públicas para
instrumentalizar as conquistas em prol da educação dos povos do espaço
rural.
Palavras-chave
Pedagogia da alternância; educação do campo; políticas públicas.
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INDEXAÇÕES E BASES BIBLIOGRÁFICAS