Demolição patrimonial em geografia e os conceitos de traço, marca e marcação em Vincent Veschambre
Resumo
As questões envolvendo o patrimônio cultural material urbano ainda são poucas difundidas no âmbito das pesquisas geográficas no Brasil e merece maior incentivo. Quando se trata de colocar em pauta o processo inverso da patrimonialização, ou seja, a demolição, o quadro se agrava sensivelmente merecendo um levantamento profundo das pesquisas sobre a temática. Por isso a intenção deste texto é a de contribuir conceitualmente com a geografia brasileira trazendo para discussão o pensamento do geógrafo francês Vincent Veschambre sobre demolição patrimonial e os conceitos de traço, marca e marcação na epistemologia da geografia.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).