OFICINA PEDAGÓGICA “EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E COOPERAÇÃO”: EXPERIÊNCIAS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Crislane Palma da Silva Rosa, Eduardo Oliveira Miranda

Resumo


O presente artigo traz um Relato de Experiência suscitado a partir da oficina pedagógica “Educação Geográfica e Cooperação”, a qual teve a sua origem no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia III na licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Bahia, precisamente em 2017. Abarcar a categoria Cooperação teve o arcabouço teórico do livro Modos de Brincar: Caderno de Saberes, Fazeres e Atividades da coleção Kit A Cor da Cultura (2010). O incentivo à cooperação entre as pessoas pode ser um importante ponto de partida para a organização social. Nesse interim, a oficina teve como plano de fundo este conceito, mas que busca interagir com temas não comumente trabalhados nesta ciência, como a negritude e o racismo, a fim de se construir um debate prolífero e significativo no processo de construção da identidade docente, uma vez que nos depararemos com uma vasta diversidade no cotidiano das salas de aula. A metodologia da escrita deste relato está pautada nas Narrativas Autobiográficas.


Palavras-chave


Educação Geográfica; Cooperação; Estágio Supervisionado.

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