As aulas de geografia nas escolas modernas: Teoria e prática anarquista de educação
Resumo
O artigo ao discutir a prática pedagógica libertária das Escolas
Modernas na Espanha e no Brasil, demonstra como essa experiência
educacional, de grande influência no movimento operário europeu do
início do século XX, tinha, entre seus inúmeros colaboradores, dois
geógrafos e anarquistas, casos de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin.
Ambos, mas principalmente Eliseé Reclus, procuraram apontar a
necessidade de uma renovação do conteúdo ministrado nas aulas de
Geografia, visto que naquele momento, essa disciplina escolar fomentava a
competição, o nacionalismo e a colonização das chamadas “raças
inferiores”. Como forma de percebermos essa influência educacional
anarquista, analisamos os jornais estudantis da Escola Moderna de São
Paulo e de estabelecimentos educacionais que de alguma forma foram
co-participantes dessa experiência, caso das escolas dirigidas pelo
professor João Penteado. Com esse artigo procuramos destacar a presença
de uma Geografia libertária nas salas de aula, mais crítica e que
possibilitava uma maior participação discente.
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ISSN: 2447-0945

