Agroecologia no Ensino da Geografia: Relato... Estágio Supervisionado, Práticas
Resumo
Este trabalho visa apresentar os procedimentos e os respectivos
debates de práticas docentes exercidas no âmbito dos estágios
supervisionados no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade
Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO, Campus de Irati-PR). As reflexões
estão pautadas pela discussão do tema da agroecologia como uma
possibilidade de debate no campo da educação geográfica. No texto
debatemos aspectos conceituais da agroecologia, bem como suas possíveis
relações com temas do repertório geográfico. Apresentamos dois relatos
de práticas pedagógicas vinculadas aos estágios de docência. Como
discussões, destacamos a imbricação entre a práxis do professor
supervisor da universidade e do docente em formação; apontamos algumas
dificuldades vivenciadas no cotidiano das práticas pedagógicas na
escola, tais como, transposição didática, horários e recursos para as
aulas. Também, destacamos as potencialidades para o debate das questões
agroecológicas no ensino de Geografia numa perspectiva de trânsito,
assim como, traçamos algumas críticas ao exclusivismo do temário
transversal proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
Texto completo:
VISUALIZAR ARQUIVO PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br