Georreferenciamento de imóveis rurais: Análise do cálculo de área.
Palavras-chave:
Coordenadas Locais, INCRA,
SIGEF, UTM, Algoritmos, Visual
Basic.
Resumo
Neste trabalho foi desenvolvida uma metodologia para análise do cálculo de área, com coordenadas localizadas em três regiões do fuso UTM (k=1, k>1, k<1). Dessa forma, objetivou-se em realizar a conversão de coordenadas geográficas para locais e, ainda, comparar as áreas obtidas em coordenadas UTM e locais. Para confecção da metodologia, criaram-se dois aplicativos, por meio da linguagem de programação Visual Basic, a fim de formatar as coordenadas originais e salvá-las em um banco de dados para que assim, posteriormente, as mesmas fossem convertidas (de geográficas para locais) e, posteriormente, realizar o cálculo da área da poligonal (em local). Notou-se que o cálculo de área a partir das coordenadas UTM mostra-se incoerente para com a realidade topográfica local, pois, dependendo de sua localização espacial no fuso UTM, as variações tendem a serem maiores ou menores. Ainda, constatou-se que, apesar da pequena variação de área constatada, é importante salientar que as precisões posicionais (para um vértice) estabelecidas pelo INCRA são mínimas, logo, é importante analisar e discutir as pequenas variações superficiais, as quais discriminam diferenças na área da poligonal.Downloads
Publicado
2015-06-17
Como Citar
Prina, B., Trentin, R., Sá, R., & Carvalho, L. (2015). Georreferenciamento de imóveis rurais: Análise do cálculo de área. Revista Do Departamento De Geografia, 29, 116-136. https://doi.org/10.11606/rdg.v29i0.102126
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2015 Bruno Zucuni Prina, Romario Trentin, Renato Giovani Chaves de Sá, Luiz Felipe Díaz de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).