EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA
Resumo
Para se compreender o que o espaço Geográfico representa para uma
sociedade, é preciso entender e conhecer o lugar de vivência de cada
cidadão. A educação ministrada no meio rural se apresenta inadequada aos
alunos desse meio, pois os conteúdos e a metodologia não atendem as
necessidades próprias da realidade vivida pelos mesmos, impedindo assim,
qualquer relação com a prática cotidiana. Nesta ótica, o entendimento
da questão ambiental e o aprendizado da alfabetização cartográfica,
deverão ser desenvolvidos e trabalhados com as crianças desde as séries
iniciais. Ensinar os alunos as noções espaciais e obter informações
sobre a questão ambiental é uma forma de promover a construção de
procedimentos no sentido de desenvolver a capacidade das crianças de
perceber seu entorno social e fazer sua representação.
Palavras-chave
Geografia; Alfabetização Cartográfica; Educação Ambiental
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/geografar.v4i2.16126
Revista Geografar ISSN: 1981-089X



