EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: INTERPRETAÇÃO DE DESENHOS SOBRE NASCENTES EM SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
A incorporação do elemento nascente na temática ambiental escolar
possibilita o contato direto dos discentes com a realidade
socioambiental da sua comunidade. Nesse cenário, uma proposta pedagógica
lúdica possui extrema relevância. O desenho é um importante modo de
comunicação infantil, possibilitando a compreensão de sua percepção de
mundo. Diante disso, este artigo tem por objetivo avaliar por meio da
interpretação de desenhos a compreensão sobre nascentes trabalhada em
intervenções desenvolvidas no projeto de extensão de educação ambiental
"Descobrindo as Nascentes''. Os alunos de séries iniciais do Ensino
Fundamental I foram estimulados a desenhar uma nascente antes e depois
do reconhecimento deste sistema natural em campo. Procura-se entender as
singularidades e homogeneidades das representações, em prol de
averiguar o quão proveitoso foi a intervenção, com foco nas diferenças
entre o primeiro e segundo desenho.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.