POPULAÇÕES INDÍGENAS NO MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE A COOFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA GUARANI EM TACURU/MS E SEUS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo analisar a iniciativa de cooficialização da língua Guarani, na cidade de Tacuru, no estado do Mato Grosso do Sul, tentando destacar, a partir do ponto de vista da comunidade escolar, quais as repercussões políticas e pedagógicas dessa iniciativa na escola pesquisada. Como perspectivas teóricas a pesquisa está fundamentada em autores como Altenhofen (2004), Benites (2012), Calvet (2007, 2002), Monteiro (2003), Oliveira (2003, 2005, 2009), Maher (2010, 2013), dentre outros. Quanto à metodologia, esta pesquisa será desenvolvida através dos princípios metodológicos da perspectiva qualitativa, por entender que estamos lidando com questões delicadas, que envolvem juízo de valor. Como primeiros resultados encontrados observam-se que professores e comunidade escolar enfrentam algumas dificuldades em executar a lei, dificuldades essas que se devem, principalmente, à falta de formação dos professores e falta de material didático destinados ao ensino da língua.
Palavras-chave: Políticas Linguísticas, povos indígenas, Educação bi/multilíngue, Cooficialização da língua guarani.
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2018 Terr@ Plural
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Revista Terr@ Plural - Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Fone: +55 (42) - 3220 - 3155
E-mail: terraplural@uepg.br