Facilitadores e obstáculos para a implantação de um projeto de turismo rural sob a ótica das cadeias curtas de comercialização / Facilitating and barries for creat a undertaking of tourism rural under perspective of the short food supply chains
Resumo
O presente artigo procurou verificar os facilitadores e as
dificuldades encontradas pelos produtores rurais ao adotar o sistema de
cadeias curtas de comercialização para a venda de produtos
agroalimentares produzidos localmente. A comercialização em circuitos
curtos compreende transações comerciais com a presença de um ou nenhum
intermediário, ou seja, a venda direta. Para atingir o objetivo proposto
realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A
coleta de dados foi feita no agroturismo Caminho Caipira, Borborema,
interior de São Paulo, por meio de um roteiro de entrevistas
semiestruturado, aplicado in loco aos três produtores
envolvidos na administração do negócio e na produção e comercialização
dos produtos. Os resultados mostraram que entre as principais vantagens
da adoção de cadeias curtas de comercialização está a otimização do
tempo dos produtores, redução de custos com transporte e, ainda, a
contribuição na melhoria da sustentabilidade do negócio. Os produtores
não identificaram desvantagens nessa modalidade de comercialização.
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PDFDOI (PDF): http://dx.doi.org/10.14393/RCT112508
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