SUBJETIVIDADES FEMININAS PRESENTES NO FILME “O SORRISO DE MONALISA”
Resumo
FEMALE SUBJECTIVITIES PRESENTED IN THE MOVIE “O SORRISO DE MONALISA”
SUBJETIVIDADES FEMENINAS PRESENTES EL LA PELÍCULA “O SORRISO DE MONALISA”
O objetivo deste artigo foi apreender minhas reflexões sobre o feminismo, a partir dos modos como somos produzidas cotidianamente pelas mídias, filmes, novelas e outros artefatos culturais que nos cercam. Por ser a subjetividade algo que é do indivíduo, formada por meio de crenças e valores, com as experiências e histórias de vida que nos formam, recorri à leitura dos trabalhos desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de esmiuçar esse conceito para entender como somos subjetivados por valores que nos constituem, e às vezes nos reprimem e oprimem. Outro conceito que achei necessário para este trabalho é o de gênero. Para sua compreensão, utilizei leituras de Joan W. Scott e Tereza Lauretis. Para análise, escolhi o filme “O Sorriso de Monalisa”, pois ele retrata vários “modos tipos” de ser mulher, e nele é possível perceber as múltiplas subjetividades femininas. Do filme opto pela discussão de três modos tipos de ser mulher e os processos de subjetivação que as compõe. Este filme se passa na década de 1950 do século XX e nos faz pensar as lutas feministas empreendidas na época e seus efeitos ainda hoje.
Palavras-chave: Produção de Subjetividades; Gênero; Feminismo.
ABSTRACT
The
goal of this paper is to capture my reflections about feminism since
the modes how we are daily produced by the media, movies, soap operas
and other cultural artifacts that surround us. Being the subjectivity
something that belongs to the individual, constituted by beliefs and
values dependent on the experiences and life stories that shape us, I
resorted to the literature of the works produced by Gilles Deleuze and
Félix Guattari in order to scrutinize this concept to understand how we
are subjectivated by values that constitute us and, sometimes, repress
and oppress us. Another concept that I considered necessary for this
paper is gender. For the comprehension of gender, I utilized readings of
Joan W. Scott and Tereza Lauretis. For analysis I chose the movie “Mona
Lisa Smile” (O Sorriso de Monalisa, in Portuguese), because it portrays
various modes and types of being a women, and in this movie it is
possible to realize the multiplicity of feminine subjectivities. I opt
to discuss three ways of being a women pictured by the film and the
processes of subjetification that compose them. This movie represents
the 1950’s and make us think about the feminist struggles carried out in
this time and their effects nowadays.
Keywords: Production of Subjectivities; Gender; Feminism.
RESUMEN
El
objetivo de este trabajo fue comprender mis reflexiones sobre el
feminismo, a partir de los modos como somos producidos diariamente por
las medias, películas, telenovelas y otros artefactos culturales que nos
cercan. Por ser la subjetividad algo que es del individuo, conformada
por medio de creencias y valores, con las experiencias y historias de
vida que nos forman, recurrí a lectura de trabajos desarrollados por
Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fin de desmenuzar ese concepto para
comprender como somos subjetivados por los valores que nos constituyen, y
a veces nos reprimen e oprimen. Otro concepto que creí necesario para
este trabajo es el concepto de género. Para su comprensión, elegí la
película “La sonrisa de Mona Lisa” (O sorriso de Monalisa, en
portugués), pues ella retrata varios “modos tipos” de ser mujer, y en
ella es posible percibir las múltiples subjetividades femeninas. Del
filme opto por la discusión de tres “modo tipos” de ser mujer y los
procesos de subjetivación que las componen. Este filme se pasa en la
década de 1950 del siglo XX y nos hace pensar en las luchas feministas
emprendidas en la época y sus efectos aún hoy.
Palabras clave: Producción de Subjetividades; Género; Feminismo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p126-140
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |