Risco socioambiental no ensino de Geografia: proposta de prática educativa
Resumo
O ensino de Geografia compreende um processo importante para a
interpretação de fenômenos sociais e naturais, os quais se encontram
expressos no espaço geográfico e correspondem a elementos que
possibilitam problematizar situações do cotidiano, como a formação de
áreas de risco. O artigo apresenta uma proposta de prática educativa
para o tema “cidade e área de risco socioambiental”, por meio de um
estudo de caso no bairro São Dimas, na porção noroeste da cidade de São
João del Rei, localizado próximo a estruturas e serviços urbanos do
município. Esse local se configura como área de risco, por possuir
situações de perigo com o processo de voçorocamento e a vulnerabilidade
das pessoas que habitam o local. A combinação de fenômenos naturais,
população e intervenção antrópica no bairro São Dimas motivou a escolha
do local como objeto da realidade para a construção e interpretação dos
conceitos de cidade, urbanização, especulação imobiliária, dinâmica da
paisagem e riscos socioambientais. Na proposta educativa, os recursos
didáticos maquete, fotografias e trabalho de campo são metodologias que
consideram o conhecimento prévio dos alunos, estimulam a participação
ativa e possibilitam a análise desses conceitos. A técnica de trabalho
em grupo é utilizada para sistematização e troca de experiências e
conhecimentos entre alunos. Nesse contexto de aprendizagem significativa
a proposta didática é dividida em quatro momentos: prática social,
problematização, instrumentalização e produção.
Palavras-chave
Prática educativa, cidade, áreas de risco socioambiental.
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