APLICAÇÃO DO MÉTODO SCAN PARA A DETECÇÃO DE CONGLOMERADOS ESPACIAIS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO OCORRIDOS EM JOÃO PESSOA-PB
Resumo
Este estudo objetivou identificar um padrão na distribuição
espacial dos acidentes de trânsito com vítimas em João Pessoa,
utilizando os dados do SAMU, entre 2010 e 2011. Trata-se de um estudo de
base populacional, com uso de dados secundários para descrever o risco
relativo e a distribuição espacial dos acidentes de trânsito utilizando o
método Scan. Das 10.070 ocorrências, 1.793 (17,8%) vítimas apresentaram
hálito etílico e 85 (0,8%) morreram no local do acidente. A maior parte
das vítimas foi do sexo masculino (74,5%), pertencente à faixa etária
de 20 a 29 anos (37,7%). A maioria dos veículos envolvidos foi composta
por motocicletas (52,8%) e a colisão foi o tipo de acidente mais
frequente (46,2%). Na análise do risco relativo e da distribuição
espacial, verificou-se que os bairros com alto risco relativo e que
formaram conglomerados espaciais significativos concentraram-se nas
regiões norte, noroeste e nordeste do município. Estas informações podem
ser fundamentais para o planejamento e melhor alocação de recursos
humanos e materiais, visando prevenção e/ou combate dos acidentes de
trânsito em João Pessoa. Eventualmente, ações educativas poderão ser
implementadas nos locais indicados pela análise e voltadas
Palavras-chave
Acidente de trânsito. Conglomerado espacial. Método Scan.
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