CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO DA COLEÇÃO PESPECTIVA (6º–9º ANOS).
Resumo
O presente artigo possui como objeto de análise os livros do 6º
ao 9º ano da Coleção Perspectiva, de autoria de Cláudia Magalhães,
Lilian Sourient, Marcos Gonçalves e Roseni Rudek, da Editora do Brasil. A
construção da análise teve sua origem em uma pesquisa de cunho
bibliográfico, a qual objetivou o reconhecimento das perspectivas
geográficas e didático-pedagógicas correntes presentes na obra, no que
tange à questão do ensino de geografia. Partiu-se, assim, para a análise
do manual do professor da coleção para constatação das perspectivas da
autoria com relação a sua obra, e, posteriormente, à análise dos livros
didáticos propriamente ditos. O objetivo central deste trabalho é
identificar a filiação teórico-metodológica dos livros didáticos da
referida coleção, no que concerne a tendências geográficas e
didático-pedagógicas. Os objetivos específicos são observar se os
autores, ao longo dos quatro livros didáticos, logram cumprir o que
afirmam no manual do professor no tocante aos objetivos, aos conteúdos, à
metodologia e à avaliação anunciadas.
Palavras-chave
Livro didático; ensino de geografia; teorias geográficas e pedagógicas.
Texto completo:
PDFISSN: 1982-3878