CONCEPÇÕES DE GEOGRAFIA NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO DA COLEÇÃO PESPECTIVA (6º–9º ANOS).

Daniel Sombra, Madson Quaresma, Carlos Castro

Resumo


O presente artigo possui como objeto de análise os livros do 6º ao 9º ano da Coleção Perspectiva, de autoria de Cláudia Magalhães, Lilian Sourient, Marcos Gonçalves e Roseni Rudek, da Editora do Brasil. A construção da análise teve sua origem em uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual objetivou o reconhecimento das perspectivas geográficas e didático-pedagógicas correntes presentes na obra, no que tange à questão do ensino de geografia. Partiu-se, assim, para a análise do manual do professor da coleção para constatação das perspectivas da autoria com relação a sua obra, e, posteriormente, à análise dos livros didáticos propriamente ditos. O objetivo central deste trabalho é identificar a filiação teórico-metodológica dos livros didáticos da referida coleção, no que concerne a tendências geográficas e didático-pedagógicas. Os objetivos específicos são observar se os autores, ao longo dos quatro livros didáticos, logram cumprir o que afirmam no manual do professor no tocante aos objetivos, aos conteúdos, à metodologia e à avaliação anunciadas.

Palavras-chave


Livro didático; ensino de geografia; teorias geográficas e pedagógicas.

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ISSN: 1982-3878




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