PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH PRO PARA A CONFECÇÃO DE MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DE DETALHE DO MACIÇO ESTRUTURAL DE ÁGUA BRANCA (AL / PE)

Larissa Furtado Lins dos Santos, Rhaissa Francisca Tavares de Melo, Danielle Gomes da Silva Listo

Resumo


O processo de construção de mapas está presente há séculos no mundo. Com a finalidade de representar os elementos presentes no espaço, esta atividade acompanhou o desenvolvimento da sociedade, que, por sua vez, impulsionou o progresso da tecnologia, aperfeiçoando cada vez mais as técnicas, sobretudo após o surgimento do computador. Sendo assim, este artigo tem como objetivo principal propor a utilização do software Google Earth Pro para a confecção de mapeamentos geomorfológicos em escala de detalhe, pretendendo utilizar-se de novos softwares de manipulação de imagens, a fim de melhorar o processo de confecção destes mapeamentos. Partindo deste pressuposto é elaborada uma análise do processo de confecção e do resultado final, delineando uma comparação entre o mapeamento produzido a partir do Google Earth Pro e outro, finalizado no software ArcGIS na sua versão 10.2.2. A partir disso, é descrita uma análise enaltecendo os principais pontos positivos e negativos acerca da utilização do Google Earth Pro para estes fins.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJLATINDEX
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.