FAMÍLIA E ESCOLA: parceiras no desenvolvimento moral das crianças
Resumo
FAMILY AND SCHOOL: partners in children's moral development
FAMILIA Y ESCUELA: asociaciones en el desarrollo moral de los niños
Contribuir para o desenvolvimento moral infantil tem sido um desafio à sociedade, e a relação família e escola é de suma importância para o desenvolvimento do juízo moral nos infantes. Nesse sentido, a investigação teve o intuito de responder aos seguintes questionamentos: de que forma a família e a escola, enquanto parceiras, têm contribuído para o desenvolvimento da autonomia e democracia quanto às regras e punições em crianças pequenas? Quais atitudes podem fortalecer o vínculo entre família e escola a fim de contribuírem com o desenvolvimento do juízo moral dos infantes? É importante frisar que a pesquisa investiga pais e professores de crianças com faixa etária entre 3 e 5 anos, que frequentam a Pré-Escola Aurila Barros, localizada no Conjunto Habitacional Frei Alberto Beretta, no município de Grajaú/MA. A compreensão sobre como se dá a moral em alunos pré-escolares, dentro dos estudos relacionados à Psicologia Moral, encontrou respaldo teórico em Piaget (1994) e Kohlberg (apud BIAGIO, 2002), bem como autores como La Taille (1992), Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), entre outros, com vistas a corroborar com a pesquisa empírica, que também contou com a entrevista aplicada a vinte pais e seis professores, os quais descreveram em questões subjetivas suas ações e preocupações no concernente aos seus papéis no desenvolvimento moral dos pequenos, confirmando que, apesar de a escola compreender a sua função no desenvolvimento da moralidade infantil, os pais ainda encontram-se confusos quanto a sua cooperação efetiva.
Palavras-chave: Juízo Moral; Pré-Escola; Psicologia Moral.
ABSTRACT
Contributing
to child moral development has been a challenge to society, and the
family and school relationship is of paramount importance for the
development of moral judgment in infants. In this sense, the research
aimed to answer the following questions: How have the family and the
school, as partners, contributed to the development of autonomy and
democracy regarding the rules and punishments of young children? What
attitudes can strengthen the bond between family and school in order to
contribute to the development of moral judgment of infants? It is
important to emphasize that the research investigates parents and
teachers of children aged 3 to 5 years attending the Aurila Barros
Pre-School, located in the Frei Alberto Beretta Housing Set, on the
outskirts of the municipality of Grajaú/MA. Moria's understanding of how
morality occurs in preschoolers within studies related to Moral
Psychology has found theoretical support in Piaget (1994) and Kohlberg
(apud BIAGIO, 2002), as well as authors such as La Taille (1992),
Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), among others, in order to
corroborate the empirical research, which also had the interview
applied to twenty parents and six teachers, who described in subjective
questions their actions and concerns in the concerning their role in the
moral development of the children, confirming that although the school
understands its role in the development of child morality, parents still
find themselves confused as to their effective cooperation.
Keywords: Moral Judgment; Preschool; Moral Psychology.
RESUMEN
Contribuir
al desarrollo moral infantil ha sido un desafío a la sociedad, y la
relación familia y escuela es de suma importancia para el desarrollo del
juicio moral en los infantes. En este sentido, la investigación tuvo el
propósito de responder a los siguientes cuestionamientos: ¿de qué forma
la familia y la escuela, como socios, han contribuido al desarrollo de
la autonomía y democracia en cuanto a las reglas y castigos en niños
pequeños? ¿Cuáles actitudes pueden fortalecer el vínculo entre familia y
escuela a fin de contribuir con el desarrollo del juicio moral de los
infantes? Es importante resaltar que la investigación investiga padres y
profesores de niños con edades entre 3 y 5 años, que frecuentan la
Pre-Escuela Aurila Barros, ubicada en el Conjunto Habitacional Frei
Alberto Beretta, en el municipio de Grajaú/MA. La comprensión sobre cómo
se da la moral en alumnos preescolares, dentro de los estudios
relacionados a la Psicología Moral, encontró respaldo teórico en Piaget
(1994) y Kohlberg (apud BIAGIO, 2002), así como autores como La Taille
(1992), Montoya (2004), Sampaio (2007), Munari (2010), entre otros, con
miras a corroborar la investigación empírica, que también contó con la
entrevista aplicada a veinte padres y seis profesores, los cuales
describieron en cuestiones subjetivas sus acciones y preocupaciones en
el tema en relación con sus papeles en el desarrollo moral de los
pequeños, confirmando que, a pesar de que la escuela comprende su
función en el desarrollo de la moralidad infantil, los padres todavía se
confunden en cuanto a su cooperación efectiva.
Palabras clave: Juicio Moral; Preescolar; Psicología Moral.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p227-247
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |