Espaço escolar e geografia dos afetos: paredes ou pontes atmosféricas?
Resumo
A Geografia Humanista firma-se como campo autônomo da Geografia Cultural entre as décadas de 1970 e 1980, em especial, por seu discurso idealista em prol do reconhecimento da humanização da ciência. O humanismo na Geografia trouxe novas possibilidades metodológicas ao colocar o homem no centro das análises e ao possibilitar a inclusão da dimensão subjetiva, afetiva, cultural e histórica, individual e social, nas análises do campo geográfico. Este artigo trata do espaço vivido e da percepção individual expressa por meio da afetividade. O referencial teórico utilizado buscou abordar a produção do espaço geográfico em uma perspectiva da dimensão dos afetos. Através de uma breve revisão bibliográfica e problematização objetivamos refletir sobre como os afetos podem criar barreiras ou pontes atmosféricas influenciando na percepção que diferentes sujeitos podem ter de um mesmo espaço escolar. Por muito tempo a Geografia tendeu a suprimir ou minimizar o seu envolvimento com as emoções e concluímos que ainda há muito que se avançar neste assunto. Acreditamos na relevância do tema, visto que as emoções estão intricadamente entrelaçadas ao tecido de nossas vidas.
Texto completo:
PDFReferências
AHMED, Sara. Atmospheric Walls. In: Feministkilljoys, o.S. Online, 2014. Disponível em: https://feministkilljoys.com/2014/09/15/atmospheric-walls/
Acesso em: 26/10/2018.
ANDERSON, Ben. “Affective life”. In: Encountering Affect. Capacities, Apparatuses, Conditions. Farnham: Ashgate, 2014, p. 1-21.
BANNISTER, Jon; FYFE, Nick. Introduction. Fear and the City. In: Urban Studies, vol. 38 (5-6), 2001, p. 807–813.
BONDI, Liz; DAVIDSON, Joyce; SMITH, Mick. Introduction. Geography's 'emotional turn'. In: DAVIDSON, Joyce; BONDI, Liz; SMITH, Mick. Emotional Geographies. Aldershot, England: Ashgate, 2005, p. 1-16.
BROWN, Michael. Gender and sexuality I: intersectional anxieties. Progress in Human Geography, v. 36, n. 4, 2012, p. 541-550.
CRENSHAW, Kimberlé Williams. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas [online], 2002, vol.10, n.1, p. 171-188.
DALPINO, Cinthia. O primeiro dia de aula, a gente nunca esquece. In: Revista Crescer. Editora Globo. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Cinthia-Dalpino-Mae-at-work/noticia/2019/01/o-primeiro-dia-de-aula-gente-nunca-esquece.html
Acesso em: 31/01/2019.
GAMMERL, Benno; HUTTA, Jan Simon; SCHEER, Monique. Feeling differently. Approaches and their politics. In: Emotion, Space and Society, vol. 25, 2017, p. 87–94.
GOMES, Paulo César da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
LÖW, Martina. O spatial turn: para uma sociologia do espaço. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, v. 25, n. 02, 2013, p. 17-34.
LUTZ, Catherine. Emotions and feminist theories. In: KASTEN, Ingrid; STEDMAN, Gesa; ZIMMERMANN, Margarete (eds). Querelles: Jahrbuch für Frauenforschung 34. Stuttgart: J.B. Metzler, 2002, p. 104–121.
MASSEY, Doreen. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. In: GEOgraphia, Ano 06, n. 12, 2004, p. 07-23.
OLIVEIRA, Lívia de . Sentidos de lugar e de topofilia. Geograficidade, Niterói, v. 3, n. 2, p. 91-93, 2013. Disponível em:. Acesso em: 28 nov. 2018
ROCHA, Samir Alexandre. Geografia Humanista: história, conceito e o uso da paisagem percebida como perspectiva de estudo. Rev. RA’E GA, n. 13, p. 19-27, 2007.
SILVA, Joseli Maria. Contribuições das geografias feministas nas abordagens das relações entre espaço e diferenças. In: SPÓSITO, Eliseu (Org.) et al. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequências, 2016, p. 507-522.
DOI: https://doi.org/10.35416/geoatos.v5i12.6492
Direitos autorais 2019 Geografia em Atos (Online)
REVISTA GEOGRAFIA EM ATOS (ONLINE) ISSN: 1984-1647
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
APOIO
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS
Crossref- https://www.crossref.org/
Sumários.org- https://www.sumarios.org/revista/revista-geografia-em-atos-online
Diadorim-https://diadorim.ibict.br/handle/1/229
REDIB-https://revistas.redib.org/?lng=pt
MIAR-http://miar.ub.edu/issn/1519-8367
Latindex-https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=22634
J4F-http://www.journals4free.com/link.jsp?l=41605654
Google Schoolar-https://scholar.google.com/citations?user=kA0epXsAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=2
Citefactor-https://www.citefactor.org/
Ulrichs-http://ulrichsweb.serialssolutions.com/login
Livre-http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre