Os Dekasseguis do Brasil foram para o Japão e lá estão criando raízes
Palavras-chave:
Nikkeis, Dekasseguis,
Migração, Trabalho, Brasil/Japão.
Resumo
Os dados atuais a respeito das migrações são muito fragmentados, discrepantes e de difícil aferição. Estima-se que estejam no Japão cerca de 250.000 nikkeis provenientes do Brasil. A partir do início dos anos 80 do século XX ficou evidente esta migração e, aproximadamente, após 20 anos de vida e trabalho no país do Sol Nascente a migração que, inicialmente, era temporária tende a ser definitiva. O novo en raizam en to é evidente e pode ser constatado através do: número de escolas que ensinam português; das escolas de samba; da presença de churrascaria; do caminhão que vende alimentos do Brasil; de locadoras de filmes falados em português; da festa e dos casamentos com pessoas do Japão ou com migrantes do Brasil. Nascem, no Japão, cerca de 4.000 crianças por ano, filhos dos nikkeis do BrasilDownloads
Publicado
2003-12-17
Como Citar
Rossini, R. (2003). Os Dekasseguis do Brasil foram para o Japão e lá estão criando raízes. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (14), 65-76. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123832
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Rosa Ester Rossini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.