Conteúdos específicos de um lado, conteúdos pedagógicos de outro: um dilema que ainda não foi superado nos cursos de formação do professor de geografia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir a organização curricular do curso de licenciatura em Geografia de uma Instituição de Ensino na cidade de Formosa-GO. O texto discute questões que envolvem o papel do currículo no projeto de formação inicial do professor, os dilemas ainda não superados pelos cursos de formação e os saberes necessários a este profissional para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Por meio de análise documental (Projeto Pedagógico do Curso – PPC), observou-se a fragmentação e desarticulação entre os conteúdos específicos e os pedagógicos na proposta pedagógica daquela Instituição. Diante de tal realidade, defende-se a urgente necessidade das licenciaturas, de modo geral, repensarem e reorganizarem os seus currículos, com vistas a uma formação acadêmica sólida, significativa e conexa ao trabalho docente, no âmbito escolar.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia: o professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. A condição espacial. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2015.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, São Paulo, v. 1, n. 2, 2016.
HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário Houaiss Conciso. São Paulo: Moderna, 2011.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
SHULMAN, Lee S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado, Espanha, v. 9, n. 2, p. 1, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 5, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).